terça-feira, 16 de julho de 2013

Resenha - O livro do amanhã - Cecelia Ahern

Livro: O livro do amanhã
Autora: Cecelia Ahern
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito
                    

Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.


Em O livro do amanhã, conhecemos Tamara, uma adolescente mimada, que sempre teve tudo o que quis, festas, uma mansão em Dublin, viagens badaladas e amigos populares, até que tudo muda com um piscar dos olhos. De repente ela vê seu mundo revirado, seu pai morre abruptamente, com isso ela e sua mãe são obrigadas a se mudarem para uma cidadezinha no interior da Irlanda, com os tios, e é aqui que a história começa, ou pelo menos deveria começar, até a metade do livro passamos pela vidinha chata de uma adolescente mimada, rude, as vezes até safada e que acha que o universo deveria estar ao seu favor!


Confesso que fiquei muito irritado, com Tamara e seu comportamento com seus tios que a acolheram, mesmo achando sua tia, Rosaleen, uma chata e sonsa igual a sobrinha, praticamente um burro de carga que quer controlar a vida de todas, mas em algumas partes ficamos curiosos para saber o porquê de algumas atitudes estranhas. Essas 150 páginas do livro demoraram passar, tive que realmente me arrastar, e até mesmo cheguei a parar a leitura por algum tempo, o que ajudou nesse começo foi a aparição da freia Ignatus que sinceramente na minha opinião é a única personagem que presta no livro. 


Neste vilarejo temos uma biblioteca itinerante, que foi um pouco interessante, algo diferente nessa realidade, Em uma das partes com a biblioteca, Tamara encontra um livro trancando, que a desperta curiosidade, quando realmente descobrimos o que esse livro é, um diário que conta tudo que irá acontecer no dia seguinte, é que a estória realmente acelera, e a leitura fica boa, temos reviravoltas com personagens que não esperamos, e a aparição de um mistério no final do livro que é logo resolvido! 


Mas confesso que me enganei mais uma vez, apesar de termos essas 150 páginas de pura ação e uma leitura divertida, que prende em alguns pontos, porém o final me desapontou de novo, a reviravolta da história foi muito rápida, e interrompida, quando penso que vamos ter o final mostrando o que vai acontecer com o vilã da história, se podemos chamar de vilã, somos levados ao passado do mesmo e no último capítulo voltamos para Tamara, onde tudo já está lindo, e o mundo é cor de rosa. 


Se esse tivesse sido o primeiro livro da Cecelia Ahern que eu li, teria me desanimado para ler outras coisas da autora, por sorte já tinha lido outros livros da mesma, e sei que vale a pena investir em seus livros. O jeito que a Cecelia Ahern é gostoso e leve! Em geral uma ótima escritora 


Sobre a edição, está muito bem feita, porém encontrei alguns errinhos na tradução, como por exemplo expressões da língua inglesa, traduzidas ao pé da letra, uma delas foi green thumb, expressão usada para quem é bom em jardinagem, traduzida como dedos verdes, pelo menos eu nunca ouvi ninguém dizer em português que tem dedos verdes e vocês? Mas em geral nada que atrapalhou a leitura.


Concluindo: Se você quiser uma leitura para passar o tempo, bem bobinha, até vale a pena dar uma chance para O livro do amanhã, mas não vá com muita expectativa (o meu erro foi esse).
  
O livro do amanhã leva 3 estrelinhas !!!




"Nada nunca é nada. É sempre alguma coisa" 



Nenhum comentário:

Postar um comentário